Dromaeosauroides

Dromaeosauroides
Intervalo temporal: Cretáceo Inferior
140 Ma
Restauração de vida hipotética, baseada em gêneros relacionados
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: Dromaeosauridae
Clado: Eudromaeosauria
Subfamília: Dromaeosaurinae (?)
Gênero: Dromaeosauroides
Christiansen & Bonde, 2003
Espécie-tipo
Dromaeosauroides bornholmensis
Christiansen & Bonde, 2003

Dromaeosauroides é um gênero de dinossauro terópode dromaeossaurídeo do Cretáceo Inferior do que hoje é a Dinamarca. Foi descoberto na Formação Jydegaard no vale Robbedale, na ilha de Bornholm, no Mar Báltico. Este é o único local provável para a descoberta de restos de dinossauros em território dinamarquês, já que os depósitos mesozóicos expostos no resto do país são marinhos. Dromaeosauroides é o primeiro dinossauro conhecido deste local e o único que foi nomeado cientificamente. É um dos mais antigos dromaeossauros conhecidos no mundo, e o primeiro dromaeossauro incontestável conhecido do Cretáceo Inferior da Europa.

É conhecido a partir de dois dentes, o primeiro dos quais foi encontrado em 2000 e o segundo em 2008. Com base no primeiro dente (o holótipo), o gênero e espécie Dromaeosauroides bornholmensis foi nomeado em 2003. O nome do gênero significa "Similar ao Dromaeosaurus", devido à semelhança com os dentes desse gênero, e o nome da espécie significa "de Bornholm". Após esta descoberta, restos e rastros de mais dinossauros foram encontrados em várias formações em Bornholm. Alguns dentes encontrados no Reino Unido, e que foram referidos ao gênero Nuthetes também podem pertencer a este animal. Coprólitos contendo restos de peixes encontrados na Formação Jydegaard podem pertencer a Dromaeosauroides.

O dente do holótipo tem 21,7 milímetros de comprimento e o segundo dente tem 15 milímetros. Eles são curvados e finamente serrilhados. Em vida, Dromaeosauroides teria de 2 a 3 metros de comprimento e poderia pesar cerca de 40 kg. Como um dromaeossauro, teria sido emplumado e tinha uma grande garra de foice em seus pés, como seus parentes Dromaeosaurus e Deinonychus. Ele vivia em um ambiente lagunar costeiro com saurópodes, como evidenciado por um possível dente de titanossauro.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search