Hochstift

Dois príncipe-bispados ( Hochstifte ) no final do século XVIII
Antigo marcador de pedra que delimita o território respectivo do Príncipe-bispado de Paderborn e do condado de Rietberg

No Sacro Império Romano-Germânico, o termo alemão Hochstift (plural: Hochstifte ou Hochstifter) se referia ao território governado por um bispo como príncipe, em oposição à sua diocese, geralmente muito maior e sobre a qual exercia apenas autoridade espiritual.[1] Os termos príncipe-bispado (alemão: Fürstbistum, ou simplesmente Bistum ) e principado eclesiástico são sinônimos de Hochstift. Erzstift e Kurerzstift se referiram, respectivamente, ao território governado por um príncipe-arcebispo e um eleitor-arcebispo, enquanto Stift se referiu ao território governado por um abade ou abadessa imperial, ou um abade ou abadessa principesca. Stift também era frequentemente usado para se referir a qualquer tipo de principado eclesiástico.

O Hochstift era feito de terras adquiridas principalmente na Idade Média por doações do rei / imperador, legados de senhores locais ou por compra. Muitas vezes era feita de partes não contíguas, algumas das quais poderiam estar localizadas fora da diocese do bispo. O príncipe-bispo, eleito pelos cânones do capítulo da catedral e freqüentemente pertencente à alta nobreza, gozava de imediatismo imperial; ele exercia a mesma autoridade sobre seu principado como qualquer príncipe secular, como um duque ou um margrave, sobre ele. Ele tinha assento e voto na Dieta Imperial.

De uma alta de aproximadamente 40 no final da Idade Média, o número de Hochstifte caiu para 26[2] no final do século XVIII. Todos haviam sido secularizados e seu território absorvido por estados seculares na época em que o Sacro Império Romano-Germânico foi dissolvido em 1806.

  1. Hochstift. The lands ruled by a bishop as a prince (as opposed to his diocese). In the case of an archbishop: Erzstift. In the case of a prelate: Stift. Joachim Whaley, Germany and the Holy Roman Empire, Oxford University Press, 2012, volume 2, Glossary of German terms and other terms.
  2. Including the Archbishoprics-Electorates of Mainz, Trier and Cologne and the Archbishopric of Salzburg

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search